INTENSIVO

A Faetel Passo Fundo está trazendo para Região Norte do Rio Grande do Sul um Curso Abrangente e Intensivo em Teologia. Um curso com a marca do Instituto Logos de Educação e Pesquisa Religiosa.

OBJETIVOS: Oferecer ao aluno conhecimento Teológico e Bíblico com substancial teor, possibilitando um sólido embasamento teórico da fé cristã, capaz de contribuir para a formação de uma igreja cada vez melhor e mais fortalecida na Palavra de Deus, de modo a influir positivamente para uma sociedade cada vez mais justa e cristã.

PÚBLICO-ALVO: Homens e mulheres dispostos a preparar-se teologicamente para desempenharem seu ministério pessoal e maior contribuição oferecerem à construção de uma sociedade mais digna.

DURAÇÃO: 4 Semestres (2 anos).

Se você deseja este curso em sua Igreja (Passo Fundo e qualquer município interessado), basta conversar com o seu Pastor e entrar em contato com a coordenação da Unidade Passo Fundo, instalamos o curso pronto e organizado. Mínimo 30 alunos para manutenção de um núcleo. Preços Acessíveis.

COMPONENTES CURRICULARES:

1. Introdução a Teologia Sistemática
2. Métodos de Estudos da Bíblia
3. Língua Portuguesa
4. História da Bíblia
5. Doutrina da Salvação: Romanos
6. História da Igreja
7. Antropologia – Estudo do Homem
8. Relações Humanas na Igreja
9. Teologia Moral e Cristã
10. Introdução às Epístolas
11. Homilética Prática
12. Ética Prática
13. Teologia Pastoral
14. Evangelismo Pessoal
15. Missões
16. Escatologia
17. Geografia do Mundo Bíblico
18. Introdução a Apologética

CARGA HORÁRIA DE 1.008 h/a.

BENEFÍCIO: Redução de 1 ano no curso de Licenciatura pela Faetel Passo Fundo.

Reúna pessoas interessadas em sua igreja e monte um turma. Solicite maiores informações e tenha este curso em sua comunidade: atendimento@faetelpassofundo.COM


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA
EMENTA: A Teologia Sistemática compreende-se melhor quando entendemos a Teodicéia e Cristologia: conceito; histórico; contexto teológico. O conceito de Deus: Revelação, Inspiração e Natureza. A Trindade: a Natureza Trina de Deus. Cristologia: a pessoa de Cristo: a obra de Deus e de Cristo e seus atributos.
OBJETIVOS: Levar ao aluno um conhecimento de Deus e de seus atributos, no âmbito Teológico e Bíblico. Preparar um referencial mais concreto em sua crença na Divindade. Explorar a pessoa de Cristo, como Salvador e Redentor dentro do Cristianismo e da Promessa Messiânica. Exaltar a existência e atuação do Divino na formação e crescimento da Igreja Cristã no Mundo.

DISCIPLINA: MÉTODOS DE ESTUDO DA BÍBLIA
EMENTA: Introdução à metodologia; Introdução á pesquisa Teológica sobre os diferentes níveis de conhecimento;, a questão da verdade, evidência e certeza, da natureza da salvação e o espírito compreensivo; de fé e razão O processo salvístico e a revelação de Deus aos homem. E apreciação dos principais métodos de Educação para o enriquecimento nos Estudo Bíblico, visando sua aplicação em sala de aulas, palestras e pregações; a sustentação para um bom estudo bíblico; é a observação, a interpretação, a correlação, a aplicação e a transferência; de diferentes métodos de estudos biográficos; tópico; indutivo; seqüencial; por livros da Bíblia.
OBJETIVOS: Oferecer por meio de pesquisas o conhecimento amplo do homem e de suas atividades, despertando no aluno o espírito de observação e o Senso crítico necessário para uma pesquisa científica. Introduzir os conceitos básicos acerca da produção do conhecimento; Conceituar; distinguir as diferentes formas de conhecimento, com ênfase na caracterização do conhecimento Teológico. Analisar os procedimentos adotados na construção desse conhecimento.

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
EMENTA: Interpretação de textos científicos: idéia principal, secundária e circunstância; seqüência, hierarquização e relacionamento das idéias; fato, hipótese, inferência, opinião; argumento, conclusão, síntese. Expressão escrita: seleção, organização e integração de idéias; estruturação de períodos, parágrafos e textos; esquema, resumo, descrição, narração, dissertação; uso dos processos de coordenação e subordinação; propriedade de linguagem e de vocabulário; correção de linguagem.
OBJETIVOS: Situar na teoria e na prática, nos níveis universitários e profissionais, a importância da língua portuguesa na comunicação humana. Propiciar ao estudante de Teologia uma desenvoltura no escrever e no falar corretamente, a fim de beneficiar sua atuação pastoral.

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA BÍBLIA
EMENTA: Síntese da História e Literatura Bíblica do Velho Testamento. Concentração na Composição Literária do Velho Testamento. Composição do Pentateuco, dos 11 Livros Históricos, dos Livros Sapienciais, dos Livros Proféticos. Diferenças entre a Literatura Secular e Literatura Bíblica. A origem dos livros no contexto histórico. A canonicidade dos livros.
OBJETIVOS: Oferecer ao aluno uma visão ampla da Bíblia e como chegou até nós, de modo a possibilitar ao estudante confiar na Bíblia como Palavra Viva de Deus. O livro dos livros um livro diferente, uma coleção de livros, o livro milagre, o que pessoas notáveis disseram sobre a Bíblia; a estrutura da Bíblia antigo testamento; novo testamento, estrutura de todos os livros da Bíblia,como devemos lidar com a Bíblia; entendimento a revelação Bíblica; a revelação no antigo testamento, e no novo testamento; a Bíblia como revelação especial de Deus; inspiração Bíblica entendendo o termo inspiração; diferentes teorias de inspiração; canonicidade da bíblia compreendendo o significado de cânon, antigo testamento, o novo testamento; traduções e versões da Bíblia por que as traduções são necessárias; as traduções da Bíblia.

DISCIPLINA: DOUTRINA DA SALVAÇÃO
EMENTA: Origem, natureza e as conseqüências do pecado. Concepções da doutrinas bíblicas. Concepções Salvação, as Profecias Antigo e Novo Testamento Relacionamento entre a doutrina do pecado e doutrina da salvação O plano de Deus na restauração do homem a morte de cristo e seu significado. As questões e as regra doutrinaria da salvação a separação do mundo, e a santificação sem a qual ninguém vera o senhor.
OBJETIVOS; Reconhecer o fenômeno humano na perspectiva do criacionismo, bem como, sua relação com as realidades espirituais supra-sensíveis, com princípio da redenção no ato da criação. Contextualizar dos muitos efeitos do pecado enquanto ato de desamor em relação a perfeita caridade.

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA IGREJA
EMENTA: Origens históricas e teológicas da Igreja da Assembléia de Deus no Brasil. Os pioneiros: Daniel Berg e Gunnar Vingren. Os missionários: Lawrence Olson, Berhard Johson, Orlando Boyer, Nels Nelson, Algot Svenson e J. P. Kolenda. Pastores brasileiros: Cícerto Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalão, Alcebíades Pereira Vasconcelos e Emílio Conde. As Convenções Gerais, a Liderança Nacional, as Escolas Dominicais e ações no campo político, social e educacional.
OBJETIVOS: Analisar a História, os fundamentos e os construtos pelos quais as Assembléias de Deus se estabeleceram no Brasil. Visualizar as muitas influências batistas no conceito religioso no Brasil; percorrer a historicidade de cada um dos missionários da denominação.

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA BÍBLICA E CULTURAL
EMENTA: Conceito de Cultura Antropológica; Tradição “Evolução da Cultura” e Antropologia Teológica. Origem da evolução do homem (Ciência e racismo). Cultura e Arqueologia; folclore e cultura popular. Homem e cultura na Sagrada Escritura; Diferenciação entre Cultura, povo e sociedade no contexto bíblico; Variedade cultural e seus confrontos na formação do HomoReligius. 
OBJETIVOS: Propor uma visão geral da cultura Humanista e da compreensão da Ciência Antropológica, demonstrando o valor do homem. Fixar os fundamentos na visão integrada do ser humano, onde são estudadas as principais afirmações bíblico-teológicas a respeito da fé em Deus criador, do ser humano criado à imagem de Deus e do chamado "pecado original". Focalizar os desdobramentos contidos na tradição eclesial bem como na reflexão teológica atual. Responder aos desafios que a modernidade e pós-modernidade levantam para a antropologia cristã.

DISCIPLINA: RELAÇÕES HUMANAS NA IGREJA
EMENTA: Relações humanas na igreja e a maneira mais importante do relacionamento entre os membros de uma comunidade; onde os projetos são completos e mostra, as afinidade deste comportamento entre os lideres maiores se comunicando entre os outros cada um observando as suas sua postura de comportamento entre os membros.
OBJETIVOS: Das relações humanas e levar os membros a uma reflexição mais apurada da responsabilidade de respeito ao seu companheiro e irmão, para que os projetos de evangelização possam alcançar seus objetivos no crescimento da sua comunidade, a haver uma unidade como recomenda o salmista Davi o com bom e suave é que os irmãos vivam em união.

DISCIPLINA: TEOLOGIA MORAL E CRISTÃ
EMENTA: Teologia moral e cristã e uma disciplina que levo p alunato e entender seu comportamento obrigatório frente a Igreja e a sociedade em que vive dando de si o melhor em seu testemunho par gloria de Deus na vida da Igreja. O Cristianismo em nossa vida já e motivo de transformação e uma vida transformada não do mau testemunho.
OBJETIVOS: Compreender tipologicamente as representações materializadas, dentro de uma visão espiritual do quadro sensível do despertar da Fé Cristã. Analisar aspecto patrístico e iconográfico no contexto cristão. Analisar as semelhanças contidas no AT com a pessoa de Jesus. Estudar o simbolismo dos elementos sagrados pertinentes a cada denominação cristã, à Sagrada Escritura e às formas de culto.

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS EPÍSTOLAS
EMENTA: As Epístolas em suas divisões gerais mostram o Conteúdo diversificado no contexto doutrinário, histórico e de cultura, onde cada escritor com sua linha de pensamento e de acordo com sua base bíblica, traz em seus Conteúdos um material riquíssimo para o conhecimento bibliográfico de cada espaço e tempo da História Sagrada.
OBJETIVOS: Conhecer as Epistolas e sua divisão: Epístolas Gerais e Epístolas Universais, saber onde cada uma foi escrita em seu tempo e com um fim específico, de acordo com a sua região, costumes e cultura. Elas obedecem ao tempo na história e cada uma delas traz o nome de seu Autor, a quem foi enviado, sua finalidade específica em seu comentário.

DISCIPLINA: HOMILÉTICA PRÁTICA
EMENTA: Introdução à Homilética; Conceitos Básicos e elementos norteadores. Observações gerais em relação à linguagem bíblica; Disposições necessárias e conceito; Regra fundamental; As sete regras e suas divisões; Repetição e observação; Figuras e retóricas e suas divisões; Palavras simbólicas. O estudar e pesquisas necessárias para que os sermões tenham conteúdos bíblicos e contemporâneos. A arte da organização das idéias que serão apresentadas. A arte do uso do idioma. A arte da apresentação do sermão. Sermões Famosos.
OBJETIVOS: Apresentar uma visão da arte de interpretar textos, dando ao aluno uma forma de teologia exegética. Estudar a Homilia a partir de uma contextualização quanto à sua natureza dentro da liturgia, como processo/técnico de comunicação e como expressão da palavra de Deus que se oferece a uma comunidade como alimento e iluminação. Estudar dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.

DISCIPLINA: ÉTICA PRÁTICA
EMENTA: Ética é a ciência dos deveres do homem, isto é, uma ciência que nos ensina como proceder neste mundo. É uma ciência, porque tem por fim descobrir, classificar e explicar certo grupo de fatos. Há diversas ciências, e os que as distribuem uma das outras não são os métodos adotados no seu estudo, mas os fatos procurados, classificados e explicados. A ciência da ética difere então das outras por tratar de fatos concernentes ao procedimento do homem em todas as suas relações. De todas as ciências, a ética é uma
das mais importantes, porque trata dos deveres do homem.
OBJETIVOS: A missão do homem. A missão dada por Deus ao homem para cumprir-se aqui na terra é o assunto especial da Ética. Ela trata de todas as coisas que se relacionam com a descoberta e o cumprimento de tal missão. Pelo estudo da Ética descobrimos a nossa razão de ser a razão de todos os nossos poderes e faculdades, e, ainda mais os princípios que nos devem governar enquanto estamos aqui na terra. A missão do homem é então o grande assunto que a ética ventila e discute.

DISCIPLINA: TEOLOGIA PASTORAL
EMENTA: O Termo Igreja e o conceito de Pastoral. Os Cinco Ministérios eclesiais segundo Efésios. Igreja como Corpo de Cristo. Espiritualidade pastoral e edificação da Igreja. Sermão e Pastoral; Teologia e Pastoral. O Trabalho pastoral e os ministérios. A Liturgia das Ordenanças na Igreja: ritos e celebrações dentro e fora da Igreja. Disciplina na Igreja e Culto. Departamentos da Igreja.
OBJETIVOS: Estudar cada uma das áreas de atuação do pastor na função de líder espiritual da Igreja. Analisar os aspectos pastorais e sua prática dentro da Teologia eclesiástica. Estudar por meio de teatros e representações as ordenanças através de manuais litúrgicos. Caracterizar a pastoral como a fonte do sucesso evangelismo.

DISCIPLINA: EVANGELISMO PESSOAL
EMENTA: “Porque o amor de Cristo nos constrange... II Co 5:14 ”. Todo o verdadeiro filho de Deus, seja criança, jovem ou ancião deve possuir o desejo ardente de ganhar almas para Cristo. O Mestre nos chamou para sermos “Pescadores de Homens” ; “Arrebatadores de Almas” e “Suas Testemunhas”.
OBJETIVOS: Para cumprirmos a missão suprema, é necessário ter um conhecimento bíblico e usar na prática a Palavra de Deus, de modo convincente e com autoridade do Espírito Santo. Paulo, o apóstolo aos gentios em II Tm 2:4-15, nos dá uma síntese da grande responsabilidade que temos para com as almas perdidas e Nosso Pai Celestial, quando diz-nos: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

DISCIPLINA: MISSIOLOGIA
EMENTA: Conceito de Missiologia na Teologia Bíblica e Contemporânea. Natureza da missão e da atividade missionária da Igreja na amplidão das diversas situações missionárias. Missão no contexto teológico e pastoral latino-americano. Dimensões dialógicas da missão. Missionariedade da Igreja Particular. Formação e espiritualidade missionária. 
OBJETIVOS: Mostrar a Missiologia dentro do plano universal de Deus, em Sua Palavra, missões nos Antigo e Novo Testamento. Desafiar o aluno dentro do panorama atual da obra missionária mundial levando-o a uma visão cultural da língua e do comportamento social, inculturando-o para o exercício da Missiologia e quais os seus objetivos. Desenvolver uma definição própria acerca do que são missões, bem como do que significa missão-tarefa e missão-objetivo Realizar pesquisas nos diversos campos missionários mundiais.

DISCIPLINA: ESCATOLOGIA
EMENTA: Conceituação e análise do termo Escatologia; As concepções pré-tribulacionista, pré-milenista, pós-tribulacionista; análise dos conceitos de escatologia como graça, predestinação, salvação; História Bíblica Dispensacional. A natureza e a missão da Igreja no plano da Escatologia e da Graça. A doutrina das últimas coisas; Juízo final e punição eterna; Sinais dos Tempos. 
OBJETIVOS: Compreender as bases da fé escatológica, conhecendo seus atributos e valores inseridos nas Escrituras, e um despertar humanístico e filosófico. Analisar e realizar aprofundamentos de como a escatologia responde às perguntas humanas mais desafiadoras e decisivas: para onde vamos? Qual o destino? Para que finalmente vivemos? A fé na ressurreição de Cristo é o eixo do Curso. A ânsia da Igreja pela Parusia.

DISCIPLINA: GEOGRAFIA DO MUNDO BÍBLICO
EMENTA: Os princípios do método geográfico e bíblico; Divisão da Geografia exposta na Bíblia tanto no Antigo como no Novo Testamento; O antigo mundo da Bíblia; Os mares da Bíblia; Os rios da Bíblia; O clima da Palestina; Países limítrofes com a Palestina; As montanhas e as planícies da Palestina. As mais importantes cidades da Palestina. Usos e costumes da cultura Bíblica, a arqueologia para a compreensão escriturística. Os ressentes achados de elementos bíblicos arqueológicos.
OBJETIVOS: Despertar no aluno à compreensão do panorama bíblico, para melhor entendimento da mensagem falada. Interpretar as relações entre o que é real na arqueologia bíblica e o que é ficção. Compreender as evidências bíblicas por meios das Ciências, tais como a Geologia, a Paleontologia, a Geofísica, a Pedologia, a Petrografia, e da Geografia.

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À APOLOGÉTICA
EMENTA: Apologética é uma visão de como identificar uma Seita e seus perigos no seio da Igreja. Heresias e conflitos ideológicos dentro do cristianismo primitivo e atual. Os grandes apologistas da patrística. A origem, a história, a estrutura e as crenças numa refutação dos ensinos antiblíblicos de grupos religiosos. O perigo das seitas e novas religiões no mundo hodierno. As Interpretações equivocadas das Seitas. O mau uso das Sagradas Escrituras.
OBJETIVOS: Estudar e questionar entre outros aspectos: o porquê da religião levar os homens ao fanatismo, ao exagero e ao suicídio. Por que homens adoram ratos, árvores, vacas, elefantes e estátuas? Por que a religião fascina tanto os seres humanos? Qual é a religião certa? Qual é a religião de Jesus? O que fazer no meio de tanta confusão religiosa? Qual o perigo das seitas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário